Vantagens das estruturas de madeira

A construção com madeira tem sido uma escolha popular ao longo dos séculos e, com o avanço da tecnologia e a crescente conscientização ambiental, as estruturas de madeira estão ganhando ainda mais terreno. Aqui estão algumas das principais vantagens das estruturas de madeira que as tornam uma escolha atraente para construtoras, incorporadoras, arquitetos e engenheiros.

1. Automação e Indústria 4.0

A indústria 4.0 trouxe consigo a automação, que tem um papel significativo na construção de estruturas de madeira. A Stamade, por exemplo, utiliza o software CADWORK para elaborar projetos e gerar arquivos de comando numérico que são utilizados para grandes indústrias de casas de woodframe e para produção de madeira engenheirada. Isso não só aumenta a eficiência e a precisão, mas também reduz o tempo de construção.

2. Building Information Modeling (BIM)

O BIM é uma abordagem integrada à construção que permite a criação e a gestão de informações sobre um projeto de construção ao longo do seu ciclo de vida. A Stamade utiliza a modelagem BIM para seus projetos, o que facilita a compatibilização de projetos com as diversas disciplinas já do modelo que será posteriormente exportado para a usinagem.

3. Baixo desperdício

A construção de estruturas de madeira permite um alto nível de precisão, o que resulta em menos desperdício de material. Além disso, qualquer resíduo de madeira pode ser reciclado ou reutilizado, contribuindo para a economia circular.

4. Sustentabilidade

A madeira é um material de construção renovável, que absorve CO2 durante o seu crescimento, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a madeira utilizada em estruturas de madeira geralmente vem de florestas geridas de forma sustentável, o que ajuda a promover a gestão florestal responsável.

5. Biofilia

A biofilia refere-se à conexão inata dos humanos com a natureza. As estruturas de madeira, com a sua estética natural e a sensação de calor, podem melhorar o bem-estar e a produtividade dos ocupantes do edifício.

Em conclusão, as estruturas de madeira oferecem uma série de vantagens que as tornam uma escolha atraente para a construção. Com a combinação de tecnologia avançada e práticas sustentáveis, as estruturas de madeira estão bem posicionadas para desempenhar um papel importante na construção do futuro.

Fontes:

Stamade Serviços

ABNT NBR 15.575

Eurocode

Share This :

Publicações Recentes